Muito se fale sobre a situação do desemprego que estamos atravessando. É realmente assustador as condições em que nos encontramos e, por esse motivo, a questão merece atenção especial. Aliado a isso, é notório que as dificuldades de entrar no mercado de trabalho e se manter nele são ainda maiores.

É preciso olhar para a realidade que hoje é imposta a nós, trabalhadores. Nós precisamos não apenas nos especializar em nossos ofícios e técnicas, mas também, desenvolver nossas competências de relacionamentos a ética e a conduta profissional, e, sobretudo, aprimorar de maneira contínua nossas ações comportamentais.

Atualmente, as formas de acesso a informações são muito eficientes e rápidas, dando aparências de ficção ao presente. A internet, por exemplo, permite que em poucos instantes as respostas às questões complexas nos sejam apresentadas, com riquezas de detalhes.

Assim, aprendemos técnicas cada vez mais eficientes e rápidas, sobretudo, nos setores tecnológicos. No entanto, estamos perdendo – na mesma velocidade – a capacidade de relacionamentos e ações comportamentais, vivendo com a falsa impressão que o individualismo se basta para tudo, chegando ao alto índice de egocentrismo, mesmo que isto não seja percebido.

É por isto, que cada vez mais há tanta dificuldade de desenvolver projetos, já que além das funções técnicas, precisamos da colaboração e do trabalho participativo em equipe.

Em vários projetos desenvolvidos pela FAPETEC no setor de educação, são desenvolvidas capacidades nos setores Técnicos e Especializado, porém, sempre com ações que promovam o desenvolvimento do indivíduo em sua essência, em suas capacidades de trabalho em equipe, e com ética e conduta profissional.

Acreditamos que o indivíduo munido da sua consciência enquanto o papel como ser humano, e dotado da capacidade de se relacionar, terá sempre melhores condições de alavancar sua vida profissional.

Prof. KOBORI, Antonio Carlos

Diretor Pedagógico da FAPETEC; Licenciado em Pedagogia Plena, tem especialização em Engenharia de Sistemas e Administração Escolar; Experiência certificada na área de Tecnologia Educacional e Educação Profissional; Professional & Self Coaching Educacional e de Planejamento, com certificações internacionais pelo IBC; Global Coaching Community; European Coaching Association.

Veja também

25 abr

CR de Jaú realiza formatura…

Formandos do curso de Pintor e Hidráulica.

117
24 abr

Reeducandos recebem certificados do Curso…

Cerimônia representa um grande passo para a inclusão social dos egressos

155