A

fapetec

Conhecimento a serviço do homem

A FAPETEC disponibiliza todos os seus recursos humanos e materiais em busca de um objetivo claro e definitivo: aprimorar e difundir o conhecimento em todas as áreas do saber, de modo a promover a conquista de maior eficiência no exercício da atividade humana, com a tão desejada qualidade de vida.

Entidade de caráter educativo, científico e cultural, sem fins lucrativos, tem como razão de ser o amplo desenvolvimento de pesquisa, ensino, Tecnologia e Cultura, de modo a qualificar instituições públicas e privadas para a transformação da sociedade. Tem compromisso com a formação, informação, e desenvolvimento de profissionais e organizações, utilizando meios e tecnologias de última geração, adequados à nossa realidade e à nova ordem econômica mundial.

Shot of two colleagues shaking hands during a meeting at work

Balizam os passos da FAPETEC ditames como sucesso, resultados, excelência, dignidade, vontade, competência, eficiência. Respeito, proximidade, transparência, são componentes de todas as consultorias, convênios e parcerias firmados pela FAPETEC com instituições e empresas nos mais diferentes campos de atuação, às quais fornece todas as ferramentas que alavancam novas descobertas.

Ao capacitar seus Clientes e colaboradores para aprimorar a própria gestão, por meio de geração, adaptação e transferência de conhecimento com padrão de excelência internacional, ela se coloca, acima de tudo,a serviço da espécie humana.

CONSELHO CURADOR

Serviços Embasados na Legalidade

Por sua própria natureza, a FAPETEC orienta todas as suas ações em estrito respeito à lei. Sempre acompanhada pelo Ministério Público, incumbido de velar pelas Fundações, prima pela transparência, observando como norma basilar de sua atividade o princípio da legalidade. Desenvolvemos amplo programa de planejamento tributário, gestão ambiental e de energia, voltado tanto para a iniciativa privada como para o Poder Público.

Para o setor privado e de economia mista, competente equipe multidisciplinar equaciona um correto manejo dos mais variados impostos e contribuições, possibilitando recuperação e realização de créditos. Além disso, em sintonia com as oportunidades e investimentos, promove constante e atualizado leque de ações, atendendo às empresas dentro das reais possibilidades de se agregar um vetor que resulta em economia e promove a harmonia com as políticas ambientais, abrindo possibilidades de captação e investimento no desenvolvimento sustentável e na preservação do meio ambiente.

Para o setor público, merecem destaque os programas voltados para otimizar a gestão energética, reduzindo seus custos, o que acaba por refletir em maiores possibilidades para a administração e para a gestão ambiental, podendo, de igual forma, constituir fonte de receita e melhoria de vida para toda a comunidade.

No campo da comunicação, tomemos como exemplo o programa de mídia externa, que, implantado, permite a harmonização dos anúncios com a paisagem urbana, melhorando o conforto estético e visual, traduzindo-se em qualidade de vida. Por outro lado, permite a regulação da atividade fazendária do município, resultado do cadastro de anunciantes, possibilitando receita.

Núcleo Permanente de Estudos e Pesquisas

Constituído por pesquisadores do quadro permanente, agrupamentos universitários e empresas conveniadas com a FAPETEC, o Núcleo de Estudos e Pesquisas desenvolve pesquisas e análises sobre os impactos territoriais, econômicos e sociais das intervenções relacionadas aos processos de reestruturação urbana, enfocando-os, de modo especial, na dinâmica sócio espacial e político-local.

Atualmente, o Núcleo conta com uma equipe técnica multidisciplinar, formada por pesquisadores com larga experiência profissional e acadêmica nas áreas de Planejamento Regional e Urbano, Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes, Economia Urbana, Gestão Ambiental, Direito Urbanístico, Processos Sociais e Políticas Públicas.

O Núcleo busca também estabelecer convênios de cooperação e parceria com outras instituições, públicas ou privadas, acadêmicas e de prestação de serviços nas áreas afins.

Os estudos e pesquisas realizados pelo Núcleo são desenvolvidos com a alocação de coordenadores do quadro permanente de pesquisadores, segundo a adequação temática de sua experiência profissional.