Por sua própria natureza, a FAPETEC orienta todas as suas ações em estrito respeito à lei. Sempre acompanhada pelo Ministério Público, incumbido de velar pelas Fundações, prima pela transparência, observando como norma basilar de sua atividade o princípio da legalidade. Desenvolvemos amplo programa de planejamento tributário, gestão ambiental e de energia, voltado tanto para a iniciativa privada como para o Poder Público.

Para o setor privado e de economia mista, competente equipe multidisciplinar equaciona um correto manejo dos mais variados impostos e contribuições, possibilitando recuperação e realização de créditos. Além disso, em sintonia com as oportunidades e investimentos, promove constante e atualizado leque de ações, atendendo às empresas dentro das reais possibilidades de se agregar um vetor que resulta em economia e promove a harmonia com as políticas ambientais, abrindo possibilidades de captação e investimento no desenvolvimento sustentável e na preservação do meio ambiente.

Para o setor público, merecem destaque os programas voltados para otimizar a gestão energética, reduzindo seus custos, o que acaba por refletir em maiores possibilidades para a administração e para a gestão ambiental, podendo, de igual forma, constituir fonte de receita e melhoria de vida para toda a comunidade.

No campo da comunicação, tomemos como exemplo o programa de mídia externa, que, implantado, permite a harmonização dos anúncios com a paisagem urbana, melhorando o conforto estético e visual, traduzindo-se em qualidade de vida. Por outro lado, permite a regulação da atividade fazendária do município, resultado do cadastro de anunciantes, possibilitando receita.