Projeto de Aprimoramento Profissional - PAP

Projeto de Aprimoramento Profissional - PAP

PROCESSO – ETAPA 1 – UNIDADE DE FÁBRICA RIBEIRÃO PRETO

Objetivo da Consultoria:

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DAS AÇÕES DE ESTÍMULO E APRIMORAMENTO PROFISSIONAL COM ENFASE EM RACIOCÍNIO LÓGICO - MATEMÁTICO E CONDUTA PROFISSIONAL.

Envolvidos no Projeto pela 3M:

Pedro Luis Andreotti, Claudia Daniela Dal Picolo, Sergio Humberto Pedro, Adriano J I Capato,  Ana Claudia Guaglianoni Sbaglia e Thiago A Gazoni 

Envolvidos no Projeto pela FAPETEC:

Prof. Antonio Carlos Kobori – Diretor Pedagógico, Prof. Luis Manoel Paes Lemos e Profa. Maria Helena de Faria.

Período correspondente do relatório:

02/02/2015 A 10/02/2015

1.  APRESENTAÇÃO

Esta ação teve como meta principal estabelecer uma base de apoio técnico científico para assegurar aos participantes a capacitação para uma atuação qualificada e diferenciada na área objeto do PAP (Projeto de Aprimoramento Profissional), promovendo o aperfeiçoamento do desempenho profissional através da oportunidade de acesso a novos conhecimentos teóricos e ênfase nas práticas específicas em raciocínio lógico matemático e, estimular  a visão da importância da busca por conhecimentos das atividades desenvolvidas pelo profissional, com a intenção que o mesmo seja um agente de propostas de melhorias fundamentas e alicerçadas por conhecimentos científicos e que envolvam o processo geral da Empresa.

1.1. O cenário

O grau de dificuldade identificado pelos diversos  segmentos indicam a necessidade  de programar ações  que venham favorecer o desenvolvimento das qualificações do profissional.

Atualmente as exigências estão ultrapassando os limites da especificidade técnica e caminhando no desenvolvimento do perfil profissional. Estamos vivenciando a criação de cargos que não temos profissionais e também gerando profissionais que não atendem a cargos.

O  Projeto de Aprimoramento Profissional é uma proposta elaborada de forma acadêmica para atender as necessidades específicas de requalificação de uma empresa. O plano de ações que orientam este projeto é construído a partir de estudos e observações que acontecem dentro do setor a ser atendido, assim, são ementados os conteúdos acadêmicos e de aplicações.

1.2. As Ações

Diante do processo observado no local em questão, identificando os pontos que relevantemente são prioritários para o desenvolvimento e aprimoramento dos profissionais envolvidos, os objetivos são elencados conforme plano de curso: Estudo, desenvolvimento e aplicação de conceitos de operações matemáticas básica; Unidades de medidas, transformação e operações; Interpretação de gráficos e dados; Raciocínio Lógico e suas operações; Ética, conduta e análise profissional.

Através de encontros presenciais, os participantes são estimulados pelos professores a buscar os conhecimentos já adquiridos ao longo de sua vida acadêmica e ou profissional, internalizando através de ações metodológicas a utilização destes conhecimentos e embasamentos científicos em soluções de problemas.

Como referencial teórico, a metodologia acompanha as bases do aprendizado significativo do pesquisador norte-americano David Paul Ausubel (1918-2008) que, quanto mais sabemos, mais aprendemos aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.

Também, como estrutura referencial, é adotado o conceito da Zona Desenvolvimento Proximal, elaborado porLev Vygotsky (1896-1934), que define a distância entre onível de desenvolvimento atual, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e a gama de possibilidades, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de agente de mediação e ajuda.

2.   ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PERÍODO

2.1- Assuntos abordados

1.  Ética, conduta e análise profissional.

2.  Organismo empresarial.

3.  Empresa e Profissional competitivo.

4.  Estudo, desenvolvimento e aplicação de conceitos de operações matemáticas básica.

5.  Unidades de medidas, transformação e operações.

6.  Interpretação de gráficos e dados.

7.  Raciocínio Lógico e suas operações.

3. DEMANDAS IDENTIFICADAS E IMPORTÂNCIA DE SEU ATENDIMENTO

Através da dinâmica empreendida no desenvolvimento das atividades e também pelos testes aplicados, podem-se apontar indicativos e dados que servirão de base norteadora para tomada de decisões e ações reguladoras, tanto no processo quanto no envolvimento profissional e organizacional, são eles:

1.  A companhia se destaca na qualidade e benefícios oferecidos aos colaboradores. (ver quadro: “ASPECTOS QUE ME FAZEM PERMANECER NA 3M”).

2.  O grupo participante se mostrou..completar. (ver quadro: “Análise do estudo de LOCUS DE CONTROLE”).

3.  Foram identificados alguns pontos de estrangulamento no processo no tocante ao envolvimento mais efetivo dos engenheiros e líderes, que em nossa visão trata-se não especificamente ao envolvimento na resolução de problemas, mas sim por não envolver os subordinados nesta resolução.

4.  Aplicação de medidas de ajuste significativo na consecução das metas e objetivos propostos, definir com maior clareza as expectativas e prioridades dos superiores.

5.  Falta de clareza nos critérios de promoções.

6.  Revisão dos procedimentos de trabalho com todos envolvidos.

7.  Desenvolvimento da formação acadêmica como ferramenta para aumento da capacidade de inter-relacionamento pessoal e competência para novas propostas e responsabilidades.

8.  Manter sempre o estímulo à reflexão sobre a conduta e ações profissionais.

9.  Investir na revisão da análise e descrição de cargos de forma metodológica. 

4.  CONSIDERAÇÕES FINAIS

As ações desenvolvidas pela consultoria durante esse período podem ser consideradas como de andamento normal, sem maiores obstáculos à consecução do que foi programado. O plano de trabalho foi plenamente executado conforme programado, sendo significativamente importante a colaboração do Sr. Pedro do Sr. Sergio.

Os conhecimentos e a experiências a serem adquiridas nessas atividades deverão trazer, sem dúvidas, resultados positivos aos processos similares a serem desenvolvidos no futuro, como agente de reflexão e estímulo.

A manutenção do projeto se mantida, terá vantagens para que as ações a serem observadas sejam sustentadas e cada vez mais eficientes e estimuladoras, principalmente em relação a reverter o processo de acomodação do desenvolvimento do raciocínio e busca de novos conhecimentos.