O Projeto Enturmando – Cidade Ademar foi um convênio feito em 2010 entre a FAPETEC, o FEMA - Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.
Foto Ilustrativa

Os objetivos do projeto foram a sensibilização e a mobilização de estudantes e professores da região da Cidade Ademar, em São Paulo, para a construção de uma Agenda 21 Escolar.

Para isso, abordaram-se questões como a Cultura dos 3Rs, APP, Mata ciliar e área de manancial, Aterro de inertes e aterro sanitário, Carta da Terra e Objetivos do Milênio. O projeto foi realizado nas seguintes escolas: EMEF Dep. Sussumu Hirata, EMEF Eng. José Amadei e EMEF Prof. Mario Schonberg. Contou também com a parceria da Estação Resgate, que realiza um trabalho de reciclagem de resíduos da construção civil.

O projeto foi um verdadeiro sucesso, com asensibilização de professores e coordenadores para atuarem como protagonistas e multiplicadores;sensibilização de 469 crianças com a Agenda 21 Escolar e a Carta da Terra;mobilização da comunidade escolar a favor do engajamento socioambiental; reflexão sobre realidade socioambiental;conhecimento da comunidade e seu entorno;construção colaborativa (jornal-mural) e participação de todos por uma meta em comum;distribuição de 480 terráreos;plantio de 480 mudas; e doação de material didático para o Núcleo Sul da PMSP e para a biblioteca da UMAPAZ.

Considero este trabalho importante, abriu maiores horizontes, os estudantes começaram a observar a comunidade com outros olhos. Agora, cada vez que vêm para a sala de aula eles trazem um comunicado sobre o que estão vendo por aí: sujeira na rua, sofá no meio da rua, uma estudante iniciando reciclagem. Senti que é uma visão maior inclusive para a professora.

Prof.ª Monica Cardoso – EMEFProfessor Mario Schonberg

Uma coisa é falar na sala de aula e outra é eles entrarem em contato, isso torna real o aprendizado. As crianças adoraram e os professores também.

Prof.ª Carolina – EMEF Engenheiro José Amadei

O significado deste projeto para as crianças é a consciência de preservar a natureza, eles moram em uma área de manancial, aqui é uma área vulnerável. Com vocês, eles descobriram o entorno a partir da observação.

Coord. Helena S. – EMEF Sussumu Hirata

O projeto foi importante para dar uma abertura e espaço de estudo para os professores começarem um diálogo com os estudantes a respeito da conscientização ambiental. Natureza e sociedade é um foco de nossa Escola, vocês entraram de uma forma interessante e, comisso, os professores buscaram vídeos, música, e continuaram o trabalho de sensibilização. Usamos acartilha em sala de aula, ela foi um apoio significativo e muito bem trabalhada.

Claudia B. – Coordenadora da EMEF. José Amadei