Cursos de capacitação da área do Turismo visam recuperar o setor e ampliar a diversidade
A Secretaria de Turismo e Viagens (SETUR) do Estado de São Paulo lança o projeto Fortalecimento das Instâncias Regionais, em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC), para recuperação das atividades turísticas paulistas, no pós-pandemia da Covid-19.
O projeto faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo, também chamado de Plano 2030, que estabelece uma série de diretrizes e ações para a retomada segura das viagens. Além disso, também há iniciativas voltadas para ampliação da diversidade, acessibilidade e equidade, com o objetivo de incrementar o fluxo turístico na região e consolidar São Paulo no cenário nacional e internacional.
Isso vai ao encontro com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para ampliar a cooperação entre a sociedade e fomentar a equidade, o respeito e a tolerância. Essas questões também são abordadas nos cursos de capacitação, para ampliar a consciência crítica e aperfeiçoar a atuação de toda a cadeia turística, em prol da pluralidade e acessibilidade.
Inclusive, a SETUR já estabelece ações afirmativas e acordos de cooperação com a Câmara LGBT, como o Mapa da Diversidade e outras iniciativas, reforçando a tolerância, a cidadania e criando novos fluxos econômicos para o incentivo à geração de empregos. Abaixo, confira a matéria completa sobre o Termo de Cooperação:
Projeto desenvolve material promocional, como roteiros, folhetos, website, além fazer a divulgação em eventos nacionais e internacionais para ampliar a diversidade e o respeito
Curso de capacitação dos atores do turismo valoriza o segmento
Para integrar o projeto, a SETUR-SP e a FAPETEC promovem cursos de capacitação para gestores públicos das cidades do Estado de São Paulo, bem como para os demais atores do turismo e o público em geral (comerciantes, empreendedores, autônomos, entre outras pessoas ligadas e interessadas na atividade).
Os conteúdos dos cursos foram pensados coletivamente pela FAPETEC e SETUR, tendo como norte a Política de Estado do Turismo Paulista, levando em consideração três diretrizes básicas: Planejamento e Gestão da Retomada; Governança Participativa e Colaborativa; e Fortalecimento Regional e Local.
Os cursos promovidos têm uma abordagem sócio-econômica-cultural, para aproveitar toda a potencialidade dos empreendimentos, atividades e produtos turísticos nas regiões e municípios do Estado de São Paulo.
Com as ações do Projeto Fortalecimento das Instâncias Regionais será possível transformar o estado de São Paulo em nova referência nacional e internacional para o turismo
Revitalização das cidades paulistas é parte do projeto
Em conjunto, a Secretaria de Turismo e Viagens também investe na revitalização de várias cidades paulistas, para estabelecer novas oportunidades de crescimento social, cultural e econômico, junto às autoridades locais de cada região.
A proposta é voltar os olhares não apenas para o âmbito econômico, mas também promover iniciativas inovadoras, pautadas no empreendedorismo, sustentabilidade, inclusão, acessibilidade e diversidade como promotores do lazer, dos negócios, dos esportes, da natureza, da saúde, da gastronomia e educação.
Assim, o projeto Fortalecimento das Instâncias Regionais combina as vocações do Estado de São Paulo, que, articuladas com o mercado, estabelecem condições políticas, econômicas e institucionais para que São Paulo seja o protagonista do turismo do futuro.
Revitalização da cidade de Avaré faz parte do projeto da SETUR de Fortalecimento das Instâncias Turísticas